Image of the United States Flag to represent a link to the content of this page in English (en_US)
Conheça o Softaculous: A Ferramenta de Instalação de Apps no Seu Servidor

Conheça o Softaculous: A Ferramenta de Instalação de Apps no Seu Servidor

Atualizado a: 2 de Maio, 2024

Se adquiriu recentemente uma conta de Alojamento Web e pretende instalar uma aplicação como, por exemplo, o WordPress ou qualquer outro CMS conhecido, então deverá estar a perguntar-se se terá de o fazer manualmente, ou se existe maneira de o fazer com apenas alguns cliques. 

A resposta é sim. Com apenas alguns cliques pode instalar as aplicações web mais conhecidas e utilizadas pela maioria dos donos de sites. Neste artigo vou apresentar-lhe uma das ferramentas mais utilizadas para esse efeito, o Softaculous. Vamos a isso?

O que é o Softaculous?

Como já referi, o Softaculous é uma ferramenta cuja funcionalidade é instalar scripts ou apps no seu alojamento ou servidor. 

Por norma vem incluído no cPanel do seu alojamento. Caso não tenha Softaculous, eventualmente deverá ter uma ferramenta semelhante para instalar os scripts ou apps no seu servidor.

Como podemos ver na imagem abaixo, o Softaculous por norma é apresentado logo como uma das primeiras ferramentas disponíveis no cPanel.

Porquê o Softaculous?

O Softaculous é incrivelmente fácil de utilizar e permite instalar scripts e apps que, de outra forma iriam requerer alguns conhecimentos extra sobre administração de servidores, e muitas vezes isso poderia comprometer as próprias contas de alojamento, caso alguma coisa corresse mal. 

Por isso as empresas de alojamento aderiram ao Softaculous para que possa instalar scripts com apenas alguns cliques, sem o trabalho árduo de ter de manusear linhas de comandos, nem escrever códigos complicados.

Que Apps ou Scripts Posso Instalar com o Softaculous? 

Pode instalar diversos tipos de scripts como os CMSs mais conhecidos como Joomla e Drupal, Magento, fóruns como o phpBB ou o myBB, e frameworks como Laravel ou Codeigniter.

Na imagem abaixo vemos a página de entrada do Softaculous com as principais apps disponíveis de imediato para instalação com apenas um clique.

Posso Instalar o WordPress a Partir do Softaculous

Claro que sim. E habitualmente até é logo o primeiro CMS disponível para instalação no cPanel conforme vimos na imagem acima.

Veja nas imagens abaixo, mais algumas das apps/scripts disponíveis para instalação no Softaculous. 

Nota: As imagens apresentadas são do Softaculous instalado no meu cPanel da empresa de alojamento com que trabalho e onde tenho os meus sites alojados (a Namecheap). 

Dependendo da empresa de alojamento onde se encontre registado, poderá haver diferenças, não só na apresentação e layout, quer do cPanel, como do Softaculous, pelo que as imagens são meramente demonstrativas do que, por norma deve encontrar no seu Softaculous e não uma generalidade.

Vantagens de Utilizar o Softaculous

Como já referi acima, a primeira é a sua facilidade de uso, mas para além de poder instalar apps, scripts e CMS’s pode também fazer a gestão e backup dos mesmos, tudo num só sítio. E isto é o que torna o Softaculous num verdadeiro “espetaculous” de “softwares”. 😉

É Possível Fazer Backup de um Site no Softaculous?

Se o seu site tiver sido instalado pelo Softaculous e estiver a utilizar um dos CMSs conhecidos como o WordPress, então claro que sim. Inclusive pode agendar backups automáticos na altura da instalação do WordPress. Pode definir a frequência e a rotatividade dos Backups, ou seja, o número de backups anteriores a serem mantidos em simultâneo. E se tiver de fazer uma reposição de backup, será tão fácil como clicar num dos backups disponíveis e clicar em “Repor”.

Conclusão

Com o Softaculous, instalar apps, scripts ou CMSs nunca foi tão fácil. Com formulários simples de instalação e configuração e com apenas alguns cliques, conseguirá instalar o WordPress, por exemplo. 

Longe vão os tempos em que tínhamos de fazer o download do WordPress em formato zip, descomprimir o conteúdo da pasta “WordPress” para a pasta “public_html” e depois ir ao PHPMyAdmin criar uma base de dados e depois correr o wp-config no nosso browser para procedermos à instalação. Agora nos dias que correm temos o Softaculous. Obrigado Softaculous.

*(Este artigo foi escrito inteiramente por um Humano, sem qualquer recurso a Inteligência Artificial (excepto para criação, ou edição de imagens). Para mais detalhes leia a minha Declaração de Humanidade)

**(Pode Conter Links de Afiliado. Significa que posso ganhar uma comissão cada vez que clicar num dos links externos, mas não se preocupe. Não tem qualquer custo adicional para si, pelo contrário, por vezes pode até ter benefícios e descontos extra. E estará a ajudar à manutenção do blog. Para uma informação mais detalhada consulte a minha Declaração de Afiliado)

Receba o Guia com AS 10 HABILIDADES MAIS REQUERIDAS NUM WEB DEVELOPER

Junte-se à minha Lista e receba o guia das 10 HABILIDADES MAIS REQUERIDAS NUM WEB DEVELOPER entre outras novidades futuras.

Não envio spam! Leia a minha política de privacidade para mais informações.

Este Artigo Foi Útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2023 - 2024© (Copyright) L. R. Neves | Todos os Direitos Reservados. Eu mesmo Desenvolvi e Implementei todo o Site e sou o Principal Escritor de Todos os Artigos.