Image of the United States Flag to represent a link to the content of this page in English (en_US)
Como Instalar o WordPress no Seu Alojamento Remoto

Como Instalar o WordPress no Seu Alojamento Remoto

Atualizado a: 14 de Maio, 2024

Neste artigo vou mostrar-lhe a maneira mais rápida e fácil de Como Instalar o WordPress no Seu Alojamento Remoto.

Se é novo nas andanças do WordPress e ainda não sabe como instalar o WordPress no seu alojamento remoto, este artigo serve precisamente para lhe desmistificar isto. 

Definição de Alojamento Remoto

Alojamento remoto é a máquina física onde os ficheiros do seu site vão estar alojados e prontos para serem apresentados, sempre que um dos seus utilizadores finais (clientes, leitores, etc) os solicitar. 

Antes de mais, saiba que o alojamento remoto a que me refiro, é o alojamento fornecido por uma empresa terceira como a Namecheap onde tenho os meus sites alojados. 

Se tem um alojamento remoto, próprio, então presumo que seja tecnicamente hábil o suficiente para instalar lá o WordPress e este artigo não é para si.

Se ainda nem entende os conceitos de domínio e alojamento, sugiro que leia o meu artigo sobre domínio e alojamento e depois volte a este artigo então, para ver como instalar o WordPress no seu alojamento remoto. Passamos então à acção:

Antes de Instalar o WordPress

Antes de instalar o WordPress no seu servidor remoto, é aconselhável que primeiro crie uma conta de email já associada ao domínio registado para a conta de alojamento do seu site. 

Vai ser preciso depois, na altura de instalar, fornecer um email de administrador, que pode até ser o seu pessoal, caso não queira criar um associado ao domínio para esse efeito, mas é recomendável que o faça. 

Assim terá um email profissional, exclusivo para administrar o seu site WordPress. 

Se ainda não sabe como criar um email profissional no seu servidor, veja neste artigo meu em que desmistifico precisamente Como Criar um Email Personalizado com o Seu Domínio.

Instalando o WordPress no Seu Alojamento Remoto

Se já tem uma conta de alojamento onde pretende então alojar o seu site, deverá ter recebido credenciais para aceder ao seu seu cPanel. 

Se já criou também o seu email personalizado com o domínio, pode então proceder à instalação.

Aceda ao cPanel da sua conta de alojamento (no meu caso estou a utilizar a Namecheap) e procure pela ferramenta Softaculous conforme a imagem abaixo.

Após aceder ao Softaculous irá reparar que tem várias apps istaláveis dentro do mesmo. É isso mesmo que o Softaculous é um instalador de aplicações no seu servidor. Assim sendo clique no botão instalar na secção do WordPress conforme a imagem abaixo.

Depois de clicarmos em instalar, é-nos apresentado então o formulário com as opções que devemos definir para a instalação. 

O primeiro campo aparecerá automaticamente definido para HTTPS se o seu plano de alojamento incluir instalação de certificado SSL, caso o certificado ainda não esteja instalado aparecerá apenas definido para HTTP, mas aconselho vivamente a esperar que o SSL esteja ativo antes de proseguir com a instalação. 

Na secção mostrada na imagem abaixo apenas tem de definir o domínio (por norma é apresentado automaticamente) e uma pasta interna caso deseje, mas não é aconselhável, portanto deixe exatamente como na imagem. 

Mais uma vez, aconselho vivamente a esperar e a abortar a instalação caso não tenha SSL ativo. Hoje em dia é praticamente obrigatório ter SSL para poder fornecer ligação HTTPS para um site ter boa reputação na internet. Por isso, se não tem, adquira um juntamente com um dos planos de alojamento da sua empresa escolhida. 

Por exemplo, na Namecheap (onde tenho os meus sites alojados) a instalação do certificado SSL é gratuita e ocorre automaticamente uns minutos após a ativação da conta de alojamento. 

Continuando a Preencher o Formulário de Instalação

Na imagem abaixo, temos o segundo quadro do formulário de instalação do WordPress, onde devemos então definir o nome do site, a descrição, o username de administrador (por favor, não deixe ficar admin, defina um utilizador para si que seja de difícil adivinhamento por parte de hackers), e definimos também uma palavra-passe, de preferência com letras grandes e pequenas, números, e caracteres especiais para ficar o mais segura possível.

Continuando então a fazer scroll para baixo, chegamos ao terceiro quadro do formulário. 

Neste quadro podemos definir o idioma da instalação que pretendemos para o nosso WordPress, e do lado direito, conforme mostra a imagem abaixo, temos disponíveis para pré-instalação, uma série de plugins que podem ser úteis, como por exemplo o Backuply, que é um plugin que lhe permite efetuar backups agendados da sua instalação do WordPress. 

Neste caso vou deixar apenas o Loginizer, que é um plugin que permite controlar o número de tentativas de login erradas no site, e com isso melhorar a segurança do mesmo, prevenindo ataques de força bruta por parte hackers mal intencionados. 

No quadro seguinte, irei mostrar-lhe uma solução melhor para os backups agendados do seu site, pelo que deverá deixar apenas o terceiro quadro, tal como recomendei e que a imagem abaixo ilustra.

Chegando ao Fim do Formulário, temos ainda um quadro que nos interessa. O das “Advanced Options”, ou seja, das opções avançadas. Que vamos expandir, conforme indica a imagem abaixo.

Após clicarmos no sinal de “+” para expandir o quadro das Opções Avançadas, temos então a hipótese de definir o nome da base de dados para o nosso site WordPress. Neste caso vamos deixar como está. 

A parte que nos interessa, é o campos dos “Automated Backups” (Backups automatizados) e do “Backup Rotation” (Rotação de Backups), ou seja o número de backups anteriores ao último que queremos manter em servidor. 

Deixe exatamente como está a imagem abaixo. 

No fim, tem ainda a opção de escolher um email para receber os dados da instalação, e aí sim, pode meter um email pessoal, para que os dados da instalação lhe sejam enviados. 

Pode também escolher a pré-instalação de um tema, mas isso depois pode fazer já na própria área administrativa do WordPress, pelo que pode apenas clicar em instalar e o WordPress será instalado. 

Na imagem abaixo vemos o progresso da instalação do WordPress no Softaculous. Por norma leva menos de 1 minuto.

Depois de instalado deverá ver o ecrã representado na imagem abaixo com as credenciais finais e links de acesso à sua nova instalação do WordPress.

Quando clicar no primeiro URL deverá aceder à página de entrada do seu site já instalado conforme mostra a imagem abaixo.

O tema instalado por defeito vai sendo atualizado conforme os anos. Todos os anos os desenvolvedores do WordPress criam um tema novo para servir de tema inicial e batizam-no com o nome do ano em questão, por extenso, em Inglês. 

Neste caso, o que vemos na imagem abaixo instalado, é o tema Twenty-Twenty-Four (2024). Ao aceder depois ao repositório de temas do WordPress, terá acesso a milhares de temas gratuitos. 

Poderá encontra também temas pagos de grande qualidade e capacidade de personalização no Mercado da Envato a preços muito acessíveis.

Conclusão

Instalar o WordPress no Seu Alojamento Remoto é uma brincadeira de crianças com o Softaculous. 

Divirta-se com a sua nova instalação do WordPress.

*(Este artigo foi escrito inteiramente por um Humano, sem qualquer recurso a Inteligência Artificial (excepto para criação, ou edição de imagens). Para mais detalhes leia a minha Declaração de Humanidade)

**(Pode Conter Links de Afiliado. Significa que posso ganhar uma comissão cada vez que clicar num dos links externos, mas não se preocupe. Não tem qualquer custo adicional para si, pelo contrário, por vezes pode até ter benefícios e descontos extra. E estará a ajudar à manutenção do blog. Para uma informação mais detalhada consulte a minha Declaração de Afiliado)

Receba o Guia com AS 10 HABILIDADES MAIS REQUERIDAS NUM WEB DEVELOPER

Junte-se à minha Lista e receba o guia das 10 HABILIDADES MAIS REQUERIDAS NUM WEB DEVELOPER entre outras novidades futuras.

Não envio spam! Leia a minha política de privacidade para mais informações.

Este Artigo Foi Útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2023 - 2024© (Copyright) L. R. Neves | Todos os Direitos Reservados. Eu mesmo Desenvolvi e Implementei todo o Site e sou o Principal Escritor de Todos os Artigos.