Como Pausar o AdSense no Seu Site WordPress

Como Pausar o AdSense no Seu Site WordPress

Atualizado a: 28 de Abril, 2024

Às vezes, quando ainda temos pouco tráfego no nosso site WordPress, e queremos construir uma autoridade online, inicialmente devemos preocupar-nos em fornecer a melhor experiência aos nossos leitores. Uma das principais redes de anúncios a que os blogs e sites numa fase inicial recorrem, devido aos requisitos de aceitação serem mínimos, é o AdSense da Google. No entanto, desativar ou “pausar” o AdSense pode ser uma dor de cabeça para os menos entendidos sobre como funciona a apresentação de anúncios nos nossos sites WordPress. É por isso que, neste artigo pretendo deslindar precisamente como pausar o AdSense no seu site WordPress, duma maneira em que não terá de encerrar a sua conta, pelo menos para já. Então, vamos a isso.

Porquê Pausar o AdSense numa Fase Inicial?

Como já referi, se o seu site ou blog está apenas numa fase inicial, com pouco tráfego, uma das coisas que os internautas mais detestam nos dias que correm, são aqueles anúncios irritantes, que apenas toleram se o seu site ou blog já fôr uma autoridade estabelecida no seu nicho. 

Agora se não é, como destacar-se da concorrência? Fornecer uma melhor experiência de leitura é sem dúvida uma das acções a tomar. E conseguirá isso deixando de lado a apresentação de anúncios no seu site. 

Para além de tornar o seu site mais rápido, mostrará aos seus leitores que está empenhado em entregar valor e não em “vender-lhes” coisas com popups irritantes e abas que se expandem sem autorização deles. 

Afinal, para irritante, já basta o aviso “obrigatório” sobre o cookies e muitas vezes o popupzinho de recolha de emails (a troco de uma oferta generosa, claro. Como é o caso deste site. E recomendo vivamente. A minha Newsletter vai valer a pena). Mas pronto, isso pelo menos tem de ser. 

Agora quanto a apresentar anúncios? Numa fase inicial? Para ganhar cêntimos e começar logo a providenciar uma experiência menos boa aos seus utilizadores e prejudicando a velocidade do seu site em algumas vezes, podendo até prejudicar o seu SEO? Talvez não seja mesmo boa ideia. Passou a mensagem? Então, vamos lá ao que interessa. 

Como Pausar o AdSense no Seu Site WordPress (Sem ter de Encerrar a Conta)

Se utiliza um plugin de integração de serviços Google no seu site como o Google Site Kit, então tem um link direto a partir da sua área administrativa, para o seu AdSense, senão terá de aceder através deste link directo (AdSense). 

Como já escrevi um artigo neste site a falar do Google Site Kit (que adoro e tenho instalado nos meus sites), então este pequeno tutorial sobre como pausar o adSense no seu site WordPress vai ser feito com base no acesso a partir da nossa área administrativa do WordPress. Então aqui vai: 

1ª Passo – Aceder ao Painel administrativo do WordPress e clicar em Google Site Kit e aceder ao Painel do respetivo plugin (dashboard), conforme mostra a imagem abaixo.

2º Passo – No Painel do Google Site Kit, clicamos na Aba Monetization para acedermos às nossas estatísticas de monetização, conforme mostra a imagem abaixo. 

3º Passo – Na zona onde temos as estatísticas de monetização, reparamos que temos um link direto para o AdSense (podíamos ter poupado tempo ao aceder diretamente pelo link acima, mas criei este tutorial assim, para que o leitor veja que tem essa opção diretamente através do Google Site Kit conforme mostra a imagem abaixo) 

4º Passo – Depois de acedermos ao AdSense, clicamos na aba “Anúncios” no menu lateral à esquerda, conforme mostra a imagem abaixo.

5º Passo – Na página de anúncios do AdSense vemos que, abaixo, temos listados então os sites aprovados com a opção “Auto Ads” no estado “Ativada”. Clicamos então na canetinha do lado direiro junto do site que pretendemos pausar para editar as definições. A imagem abaixo ilustra onde tem de clicar.

6º Passo – Nas definições de “Auto Ads” clicamos então no botãozinho do lado direito para desativar os “Auto Ads”, e a seguir clicamos em baixo no Botão Azul onde diz “Aplicar ao Site”, e em alguns minutos os anúncios passam a deixar de ser apresentados no seu site. A imagem abaixo ilustra os sítios onde tem de clicar. 

Considerações Finais

E é assim, clicando num simples botão que consegue pausar o AdSense no Seu Site WordPress. 

Devo lembrar-lhe que pode levar alguns minutos até aos anúncios deixarem de ser apresentados. 

Devo lembrar-lhe também que, ao fim de seis meses de inatividade, o Google suspende a sua conta do AdSense, devendo fazer novamente uma candidatura para apresentar anúncios no seu site. 

Espero sinceramente que não leve tanto tempo até ter tráfego de qualidade para que volte a poder reativar os seus anúncios e disfrutar finalmente de uma monetização a sério. 

Para reativar, obviamente, é só fazer o inverso do passo 6 deste tutorial. Acede à aba anúncios do seu AdSense, clica no site pretendido para editar e, no botãozinho de “Auto Ads”, clica em “Ativar” e depois em baixo em “Aplicar ao Site”. 

Eu pessoalmente, de momento desativei os meus, e foi por isso que decidi escrever este artigo, para lhe entregar algum valor antes de me querer “aproveitar” de si para monetizar o meu site e fornecer-lhe a melhor experiência de utilizador possível. 

Como vê, é muito fácil pausar o AdSense no seu site WordPress, tal como também é fácil voltar a reativar (desde que o faça em até 6 meses após a desativação). 

Boa sorte a fornecer uma experiência melhor aos seus utilizadores, preocupando primeiro em fornecer valor antes de monetizar. Eles agradecer-lhe-ão, voltando mais vezes ao seu site. Diga lá que não ficou com vontade de voltar. 😉 De nada.

*(Este artigo foi escrito inteiramente por um Humano, sem qualquer recurso a Inteligência Artificial (excepto para criação, ou edição de imagens). Para mais detalhes leia a minha Declaração de Humanidade)

**(Pode Conter Links de Afiliado. Significa que posso ganhar uma comissão cada vez que clicar num dos links externos, mas não se preocupe. Não tem qualquer custo adicional para si, pelo contrário, por vezes pode até ter benefícios e descontos extra. E estará a ajudar à manutenção do blog. Para uma informação mais detalhada consulte a minha Declaração de Afiliado)

Este Artigo Foi Útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Receba o Guia com AS 10 HABILIDADES MAIS REQUERIDAS NUM WEB DEVELOPER

Junte-se à minha Lista e receba o guia das 10 HABILIDADES MAIS REQUERIDAS NUM WEB DEVELOPER entre outras novidades futuras.

Não envio spam! Leia a minha política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2023 - 2024© (Copyright) L. R. Neves | Todos os Direitos Reservados. Eu mesmo Desenvolvi e Implementei todo o Site e sou o Principal Escritor de Todos os Artigos.