Cuidado com as Ofertas de Trabalho nas Redes Sociais

Cuidado com as Ofertas de Trabalho nas Redes Sociais

Atualizado a: 9 de Fevereiro, 2024

No Universo da Internet, cada vez mais pessoas procuram maneiras de empreender digitalmente e obter algum rendimento extra que lhes permita uma melhor qualidade de vida face às adversidades económicas que cada vez mais, têm assolado toda uma classe de trabalhadores. 

No entanto, como sempre, existem pessoas mal intencionadas que escolhem o caminho mais fácil para enriquecer, o caminho da fraude. Neste artigo vou expor as ofertas de trabalho fraudulentas mais frequentes da atualidade nas redes sociais e como pode proteger-se deste tipo de ofertas de trabalho.

O Problema com as Ofertas de Trabalho nas Redes Sociais

Se ainda é do tempo dos anúncios de jornal, deve lembrar-se da existência de anúncios de ofertas de trabalho para a função de “Dobrar Circulares”. Se não é, e se um destes dias tiver acesso à secção de anúncios classificados de um jornal, verá que essas “ofertas” ainda lá estão, algumas pelo menos. 

“Mas o que raio é dobrar circulares?” – Pergunta-se o leitor. Muito bem. Se naquele tempo chegou a responder a um desses anúncios por curiosidade ou até, porque estava mesmo desesperado para trabalhar como eu estive, então parabéns. Foi burlado.

Se não respondeu, parabéns também, mas provavelmente ficou sem saber o que era essa atividade maravilhosa que prometia 1000 euros por semana. Mas passo a explicar então em que consistia esta “burla”. 

Basicamente consistia em, para começar, ter de pagar para receber em casa, um kit de formação e trabalho, com o qual poderia de imediato abraçar esta atividade que prometia ser extremamente lucrativa. 

Como existiam as palavras “formação” e “começar de imediato a trabalhar”, as pessoas viam o dinheiro que entregavam como uma espécie de “investimento” na carreira. 

Por fim, recebiam o precioso Kit de formação que consistia num pequeno texto a ensinar como colocar um anúncio no jornal para recrutar pessoas exatamente para a mesma atividade de “dobrar circulares”, tirar fotocópias do mesmo texto, para ensinar aos outros exatamente aquilo que estávamos a aprender. 

E quando alguém respondesse, tudo o que tínhamos de fazer era “cobrar” pelo kit (agora feito por nós) e assim reter todos os lucros dos kits que enviaríamos, resultando assim numa atividade extremamente lucrativa. 

Existem dois nomes para isto: Esquema em Pirâmide, Marketing Multinível ou o nome mais comum: Burla ou Fraude.

A Evolução do Esquema em Pirâmide para As Redes Sociais

Nos dias de hoje, com as redes sociais cada vez mais entranhadas na nossa vida quotidiana, os burlões evoluíram a forma de “recrutar” em pirâmide. 

Redes sociais como o Facebook, Instagram e TikTok são, nos dias que correm, o terreno perfeito para ataques de pessoas mal intencionadas que, por acaso, são também agora, especialistas em Marketing. Como já diziam os antigos: “Estudasses!”. 

E apesar destas plataformas lutarem ativamente contra a existência deste tipo de anúncios, a verdade é que existem cada vez mais e cada vez mais bem elaborados, por forma a escaparem cada vez mais aos mecanismos anti-fraude. 

O Problema

E como muitas das vezes, a burla já vem depois de ter havido troca de mensagens entre o suposto empregador e a pessoa interessada, já o anúncio passou sem ser denunciado, fazendo com que as equipas de investigação de fraude nos anúncios, não se consigam aperceber da fraude, mesmo quando denunciado, porque teriam de interrogar o empregador com o objetivo de obter a tal “oferta” e não o fazem, e classificando novamente o anúncio como legítimo. E é por isso que estes anúncios se vão mantendo no ar durante imenso tempo até serem banidos.

O “Modus Operandi” dos Marqueteiros Burlões 

Basicamente consiste numa oferta de trabalho do género: 

  • Atividade aparentemente muito fácil e que não requer experiência. Mas da qual nunca ouviu falar.
  • Do género “Trabalhe apenas duas horas por dia”. 
  • Do género “100% remoto”. 
  • Com uma oferta salarial praticamente irrecusável do género “1000 euros por semana” (às vezes até por dia).
  • No fim de ter manifestado interesse na oferta e ter respondido ao anúncio, acabam sempre a cobrar-lhe uma quantia inicial para poder “começar a trabalhar” com frases do género: 
    • “Para poder aceder à nossa área de formação “. 
    • “Para poder aceder ao Painel”. 
    • “Para receber o Kit de Trabalho em casa” (onde é que já terá lido isto?)
  • Quando se apercebe, foi bloqueado pela pessoa com quem falou e já não consegue comunicar ou obter retorno às suas mensagens. Parabéns. Voltou a ser burlado. 

Exemplos de Ofertas Fraudulentas que Andam por Aí

Assim por alto, lembro-me de duas, uma foi para “Dar opinião sobre Navios Cruzeiros”. Uau! Tem noção das coisas que de imediato lhe passam pela cabeça, não é? Viajar? Viver uma profissão de Sonho? Uau! – Pois. O objetivo de uma oferta é ser irrecusável.

Não se preocupe, eles ensinam-lhe isto tudo (se pagar a quantia para aceder ao painel de formação). 

Outra oferta, esta vi recentemente no TikTok, consistia em embalar cápsulas de vitaminas em casa. Parece fácil, não é? 

No vídeo via-se uma caixa quadrada de madeira que mais parecia uma caixa para guardar moedas de coleção, mas tinha as ranhuras para levar as cápsulas das vitaminas e via-se umas mãos de luvas (provavelmente material que iríamos receber por correio, mediante o pagamento de uma “pequena” quantia). Essas mãos estavam então a colocar as cápsulas nas ranhuras da caixa. 

Pergunto-me quem iria comprar vitaminas embaladas numa caixa de madeira gigante? 

Como Proteger-se dessas Ofertas Fraudulentas de Trabalho na Internet?

Resumindo, se uma oferta lhe parecer fácil demais, boa demais e tiver de pagar antes de poder meter a mão, seja no material formativo, seja no kit de material, seja no painel de acesso, não perca tempo. 

Quer trabalhar remotamente escrevendo artigos como freelancer, veja aqui uma oferta legítima.

Regras a seguir: 

A primeira e mais importante: 

NUNCA PAGUE PARA COMEÇAR A TRABALHAR!

Respeite essa regra como se a sua vida dependesse disso e estará salvo na maioria das vezes. 

A segunda, não menos importante: 

Nunca forneça palavras-passe nem números sensíveis, como os 3 números de CVC do seu cartão de débito ou crédito. 

Se lhe quiserem pagar, forneça o IBAN apenas ou, melhor ainda, o email do PayPal. Nada mais. 

Nunca autorize débitos diretos, sejam eles de que espécie forem. Nem que seja “apenas 1 euro” para verificar a autenticidade do seu cartão. 

Nota: A Amazon, por exemplo, faz isso, quando subscrevemos algum dos seus serviços, mas a Amazon é a Amazon, não é um fulano qualquer que conheceu hoje na internet. Tenha isso em conta.

Sempre que puder, desconfie. Todo o cuidado é pouco.

Se leu atentamente todo o artigo, parabéns, daqui para a frente será alguém com muito mais cuidado e consciência da existência desses anúncios fraude com ofertas de trabalho milagrosas que atualmente entopem as nossas redes sociais como se fossem parasitas. Porque não têm mesmo outro nome. 

Se gostou e achou isto de utilidade, partilhe para ajudar a alertar cada vez mais pessoas.

Por fim, denuncie, denuncie, denuncie. Sempre que vir um anúncio do género (ao fim de um tempo e com as informações deste artigo, saberá topá-los logo à primeira). Se lhe derem hipótese de explicar os motivos, explique. Principalmente se já tiver trocado mensagens com o suposto “contratador” e se já lhe tiverem pedido a tal “quantia inicial”.

Nunca Acredite no “Fácil” nem nos “1000 euros por dia”. Se eles ganhassem esse dinheiro a fazer tão preciosa atividade não necessitariam de meter um anúncio pago para chegar até si. 

Concluindo, deixo-lhe abaixo alguns links para ideias de negócio lucrativas e legítimas que pode levar a cabo sem precisar de pagar a outros para poder trabalhar. Mas aviso-lhe já, nenhuma delas é fácil, mas todas poderão trazer-lhe bons retornos no futuro. 

Como Criar um Site sem Perceber de Programação

Como Fazer Marketing de Afiliados

Como Criar um Negócio de DropShipping

Alternativa ao DropShipping

*(Alguns artigos podem ter sido escritos ou estruturados com Inteligência Artificial, mas foram todos revistos, melhorados e reescritos por um Humano.)

**(Pode Conter Links de Afiliado. Significa que posso ganhar uma comissão cada vez que clicar num dos links externos, mas não se preocupe. Não tem qualquer custo adicional para si, pelo contrário, por vezes pode até ter benefícios e descontos extra. E estará a ajudar à manutenção do blog. Para uma informação mais detalhada consulte a minha Declaração de Afiliado)

Este Artigo Foi Útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Receba o Guia dos 10 MELHORES E MAIS RENTÁVEIS MODELOS DE NEGÓCIO ONLINE

Junte-se à minha Lista e receba o guia dos 10 MELHORES E MAIS RENTÁVEIS MODELOS DE NEGÓCIO ONLINE entre outras novidades futuras.

Não envio spam! Leia a minha política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2023 - 2024© (Copyright) L. R. Neves | Todos os Direitos Reservados. Eu mesmo Desenvolvi e Implementei todo o Site e sou o Principal Escritor de Todos os Artigos.