Image of the United States Flag to represent a link to the content of this page in English (en_US)
Compensa Realmente Investir num Tema Pago WordPress?

Compensa Realmente Investir num Tema Pago WordPress?

Atualizado a: 12 de Junho, 2024

O WordPress é hoje a plataforma preferida de milhões de internautas em todo o mundo devido à sua extensa versatilidade e possiblidade de customização sem saber escrever uma única linha de código. 

Com Plugins como o Elementor pode simplesmente criar um site visualmente, com elementos clicáveis e arrastáveis que lhe permitem desenvolver o site dos seus sonhos em alguns dias, mas a solução mais simples, passa pela escolha de um tema. 

E na hora da escolha de um tema para WordPress, o repositório está cheio de temas gratuitos que muitas vezes satisfazem todos os seus critérios, seja para o seu blog, seja para uma loja online. 

E é aí que surge a questão, compensa realmente investir num tema pago WordPress? 

Temas Gratuitos vs. Temas Pagos

A grande diferença que vai encontrar entre os temas gratuitos e pagos é, sem dúvida as possibilidades de customização dos mesmos. 

Num tema gratuito, para além de, muitas vezes não conseguir controlar o aspeto das fontes, nem dos esquemas de cor, as opções são muito limitadas. 

Cabeçalhos que não consegue adaptar ao seu logotipo, ausência de widgets para uma boa personalização da página inicial, e não só. 

Nos rodapés dos temas gratuitos, tem os créditos do desenvolvedor do tema, que não consegue retirar, a não ser que saiba uns truques de CSS. 

Já num tema pago, para além de suporte melhorado, e atualizações frequentes do tema, para o manter sempre rápido e compatível com os plugins mais utilizados, consegue, não só controlar as cores e a tipografia do seu site, como consegue também retirar os créditos do rodapé visualmente. 

E melhor que uma variedade de widgets e construtores de páginas visuais para poder personalizar a sua homepage, os temas pagos vêm com templates pré-feitos, que pode implementar e alterar a uma determinada altura em que se “canse” do layout do seu site. 

Alguns temas chegam a ter mais de 150 layouts pré-definidos que pode simplesmente escolher e ativar. E se não gostar, é só trocar por outro. Como o Tema Newspaper no Mercado da Envato. E como este, por lá há muitos outros. Veja neste artigo, 10 Melhores Temas WordPress Para Blogs e Sites de Notícias. 

Resumindo, Compensa Realmente Investir num Tema Pago WordPress?

A resposta é um redondo sim. Ao preço que muitos destes temas se encontram, por um pagamento único, fica com o tema para si, sem mensalidades, nem fidelizações. Sem dúvida, compensa. 

Consegue encontrar bons temas a partir de 19 dólares no Mercado da Envato, como este Halva, um tema minimalista perfeito para blogs.

Mas, se está a começar e tem pouco orçamento e não pretende investir num tema pago agora, terá mesmo de se ficar pelo repositório do WordPress e escolher o tema gratuito que melhor se adapte aos seus padrões. 

Mas sem dúvida perderá mais tempo com a personalização de um tema gratuito, não só derivado às limitações que irá encontrar, como a falta de diversidade de customização destes. E está tudo bem, o importante é começar, portanto boa sorte na sua nova jornada.

*(Este artigo foi escrito inteiramente por um Humano, sem qualquer recurso a Inteligência Artificial (excepto para criação, ou edição de imagens). Para mais detalhes leia a minha Declaração de Humanidade)

**(Pode Conter Links de Afiliado. Significa que posso ganhar uma comissão cada vez que clicar num dos links externos, mas não se preocupe. Não tem qualquer custo adicional para si, pelo contrário, por vezes pode até ter benefícios e descontos extra. E estará a ajudar à manutenção do blog. Para uma informação mais detalhada consulte a minha Declaração de Afiliado)

Receba o Guia com AS 10 HABILIDADES MAIS REQUERIDAS NUM WEB DEVELOPER

Junte-se à minha Lista e receba o guia das 10 HABILIDADES MAIS REQUERIDAS NUM WEB DEVELOPER entre outras novidades futuras.

Não envio spam! Leia a minha política de privacidade para mais informações.

Este Artigo Foi Útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2023 - 2024© (Copyright) L. R. Neves | Todos os Direitos Reservados. Eu mesmo Desenvolvi e Implementei todo o Site e sou o Principal Escritor de Todos os Artigos.