Image of the United States Flag to represent a link to the content of this page in English (en_US)
Como Eliminar Imagens Não Utilizadas no WordPress

Como Eliminar Imagens Não Utilizadas no WordPress

Atualizado a: 20 de Maio, 2024

A dada altura já todos tivémos de alterar, apagar artigos, ou produtos de um dos nossos sites WordPress. Principalmente quem tem lojas online, que requerem constantes atualizações ou alterações a produtos, e às suas imagens. Mas saiba que no entanto, o WordPress, apesar de lhe apagar o artigo quando clica no botão apagar (ou enviar para o lixo), a imagem de destaque e restantes imagens associadas ao artigo não são eliminadas. Isto vai gerando uma bola de neve no seu site, de imagens desnecessárias que vão ocupando espaço no servidor e até, a tornar o seu site mais pesado e lento. Muito bem, neste artigo, vou mostrar-lhe precisamente como eliminar imagens não utilizadas no WordPress.

Desvantagens de Ter Imagens Não Utilizadas no WordPress

Conforme referi na introdução deste artigo, quando apaga artigos ou produtos (ou qualquer outro tipo de “post”), as imagens deste artigo não são apagadas. Elas continuam lá no servidor. E as desvantagens de as ter lá são as seguintes: 

Imagens são ficheiros, e como tal, ocupam espaço em disco no servidor. Se tiver o seu site WordPress em alojamento partilhado e com limitações de espaço em disco, irá chegar a uma altura em que vai precisar mesmo fazer uma limpeza. 

A segunda grande desvantagem é a confusão que pode gerar entre imagens novas e antigas quando tiver de aceder a uma imagem específica no seu site WordPress.

A terceira desvantagem é o SEO do seu site WordPress que também tende a sair prejudicado. Sempre que apaga um artigo, ou uma imagem, esse artigo continuará a estar idexado pelos motores de busca, como o Google ou o Bing, e muitas das pesquisas que o internautas fazem levam a resultados de imagem. Portanto, se apagou um artigo, mas a imagem continua lá, significa que a imagem continuará indexada, mas sem um artigo associado, o que levará os seus leitores ou clientes para uma página que não existe.

Perigos e Riscos de Eliminar Imagens no WordPress

O principal risco é apagar imagens importantes que estejam a ser utilizadas noutras partes do site sem estarem associadas a artigos ou páginas, como por exemplo, logotipos ou ícones.

Então, Como Eliminar Imagens Não Utilizadas no WordPress?

Esta é a pergunta de 1 milhão de dólares. Como eliminar as imagens, sem fazer asneira. Muito bem, quando uma imagem não está associada a um artigo, produto ou página, por norma ela recebe o estado atribuído pelo WordPress de “Não-Anexada”. 

Assim sendo, a melhor maneira de encontrarmos as imagens que pretendemos eliminar é, no menu de administração, acedemos a: Multimédia > Biblioteca, e na barra de administração da biblioteca, no menu de filtro de tipos de ficheiro, que por norma está com o valor “Todos os Ficheiros Multimédia”, clicamos e selecionamos a opção “Desanexados” conforme a imagem abaixo: 

Depois é só selecionar os ficheiros que pretendemos apagar e nas “Acções Por Lotes”, selecionar a opção “Eliminar Permanentemente”.

Quando clicarmos em eliminar permanentemente veremos um aviso no browser a perguntar se queremos mexmo executar a acção, pois esta será irreversível, conforme mostra a imagem abaixo. 

Como Não Fazer Asneira a Eliminar as Imagens Não Utilizadas

A solução que referi acima, resolve apenas parte do problema, filtrando-nos todas as imagens não-anexadas a Artigos ou Páginas. No entanto, há plugins que podem estar a utilizar determinados ficheiros para ícones ou outra coisa qualquer, que podem aparecer na biblioteca e que que têm também o estado de “Não-Anexado”. Assim sendo o que recomendo, é especial atenção na altura de apagar, ou seja, temos sempre de passar “a pente-fino” tudo o que pretendemos apagar, porque a opção de “Eliminar Permanentemente” significa isso mesmo.

Posto isto, pode (e deve) sempre jogar pelo seguro e fazer um backup do seu site WordPress, para poder fazer a reposição, caso a coisa corra mal.

Resumindo,

Se filtrar os seus ficheiros multimedia selecionando apenas os que estão no estado “desanexado” e tiver o respetivo cuidado com os logotipos e ficheiros extras que não estejam associados a artigos por defeito (por exemplo, pdf’s para download), a eliminação deverá correr bem. 

O pior que pode mesmo acontecer é vir a verificar mais tarde num artigo ou outro, ou numa parte do site, como por exemplo a barra lateral, ou algum ficheiro que tinha disponível para download, tenha sido apagado sem querer. 

Portanto, primeiro passo: fazer o backup da sua instalação toda do wordPress, ou então com plugins como o Updraftplus, pode fazer backup apenas das imagens, caso não tenha um prévio. 

Segundo passo: filtrar os ficheiros por “desanexado”, e na eliminação em lote, clicar em eliminar permanentemente os selecionados, tendo o cuidado de manter logotipos e outras imagens pertencentes ao site que não estejam “anexadas” a artigos ou páginas. Vai dar certo. Boa sorte.

*(Este artigo foi escrito inteiramente por um Humano, sem qualquer recurso a Inteligência Artificial (excepto para criação, ou edição de imagens). Para mais detalhes leia a minha Declaração de Humanidade)

**(Pode Conter Links de Afiliado. Significa que posso ganhar uma comissão cada vez que clicar num dos links externos, mas não se preocupe. Não tem qualquer custo adicional para si, pelo contrário, por vezes pode até ter benefícios e descontos extra. E estará a ajudar à manutenção do blog. Para uma informação mais detalhada consulte a minha Declaração de Afiliado)

Receba o Guia com AS 10 HABILIDADES MAIS REQUERIDAS NUM WEB DEVELOPER

Junte-se à minha Lista e receba o guia das 10 HABILIDADES MAIS REQUERIDAS NUM WEB DEVELOPER entre outras novidades futuras.

Não envio spam! Leia a minha política de privacidade para mais informações.

Este Artigo Foi Útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2023 - 2024© (Copyright) L. R. Neves | Todos os Direitos Reservados. Eu mesmo Desenvolvi e Implementei todo o Site e sou o Principal Escritor de Todos os Artigos.