
Como Criar o Seu Próprio Website Sem Perceber de Programação
Atualizado a: 6 de Dezembro, 2023
Nos dias de hoje é cada vez mais essencial ter a sua presença na internet. Se ainda não o fez, saiba que está a ficar muito para trás.
Seja para a sua empresa, ou mesmo para uso pessoal, estabelecer a sua própria marca e identidade pessoal online é agora de suma importância.
Se é um empreendedor e quer estabelecer a sua presença online através de um site, mas não sabe nada de programação e no momento não tem condições ou vontade de contratar um desenvolvedor web, este artigo vai ensinar-lhe , passo-a-passo, tudo que você precisa, para ter o seu site online com apenas alguns cliques.
Domínio e Alojamento
A primeira coisa que precisa para o seu site é o domínio e a alojamento.
Para que o seu site seja acedido remotamente por milhões de potenciais clientes ao redor do mundo, ele deve ser hospedado numa máquina (computador) remota, especialmente equipada com sistemas à prova de falhas, para que possa ser protegido de ataques cibernéticos e assegurando que o seu site esteja disponível 24 horas por dia.
O Alojamento é então a máquina física onde as páginas do seu site serão hospedadas.
O Domínio é o “endereço” do seu site. Está sujeito a verificação de disponibilidade e pode terminar em *.com ou *.pt ou *.us dependendo do seu país de origem. Existem também domínios terminados em *.org ou *.tv, por exemplo.
Um exemplo de domínio é https://lrneves.com que nada mais é do que o domínio (endereço) deste site. É assim que, quando você digita esse endereço em um navegador (browser) como o google chrome, ele sabe que tem que mostrar as páginas deste site e não de qualquer outro.
Não se Assuste
Domínio e Alojamento é provavelmente a operação mais complexa disto tudo, mas a boa notícia é que você não precisa perceber do assunto, basta saber que precisa de um domínio e alojamento.
Para obter um domínio e alojamento para o seu site, deve fazê-lo através de uma empresa que forneça estes serviços.
Existem milhares de empresas de alojamento no mercado e a maioria oferece o básico para começar.
O preço médio para ter o site online numa fase inicial, em alojamento partilhado (a melhor opção inicial), já considerando o registo do domínio, ronda os 40/50 € por ano.
Saiba que esse é o valor inicial para ter seu site online, totalmente funcional e acessível em todo o mundo, e nem um cêntimo a mais, a menos, claro, que queira adicionar outro tipo de funcionalidade.
Para efeitos deste tutorial, usarei a empresa de alojamento com que trabalho, a Namecheap, mas saiba que existem outras muito boas, como a HostGator, ou a SSLs.
Agora passemos à Ação:
Escolhendo o Plano de Alojamento Ideal
Como disse num parágrafo anterior, a melhor opção para começar (e a mais barata) é arranjar alojamento partilhado. Não se preocupe com a segurança, ninguém vai aceder aos ficheiros do seu site ou algo do género.
Alojamento partilhado significa apenas que o seu site ficará alojado na mesma máquina que outros sites, mas num destino completamente diferente (embora partilhando o IP), mas você ainda pode obter um IP dedicado por mais alguns euros.
Não confunda IP Dedicado com Servidor Dedicado, pois a primeira opção é apenas uma “melhoria” do serviço de alojamento partilhado. Já a segunda opção consiste num alojamento totalmente dedicado ao seu site, com muito mais funcionalidades e, obviamente, muito mais cara.
Para obter o alojamento partilhado, vá ao site NameCheap e escolha a opção “Shared Hosting” no menu principal conforme a imagem abaixo:

Ao aceder à página de Planos, a primeira coisa a fazer é escolher o local do datacenter onde o site será alojado, conforme a imagem abaixo:

Se deseja um melhor desempenho do site (carregamento mais rápido) na Europa, é preferível selecionar um dos servidores europeus ou do Reino Unido, embora a opção mais barata seja a dos Estados Unidos (EUA). Eu pessoalmente tenho o meu site hospedado nos Estados Unidos e a diferença de velocidade, na minha opinião, é praticamente irrelevante no meu caso.
Como podemos ver, a Namecheap tem 3 planos de alojamento partilhado, sendo o do meio o mais atrativo (Stellar Plus), pois não tem limitações de espaço em disco, nem largura de banda utilizável limitada mensalmente, entre outras coisas que são muito importantes para não ter surpresas com o seu site antes de ter dinheiro para investir em atualizações.
Jogue pelo seguro e escolha o plano “Stellar Plus” conforme a imagem abaixo:

Depois de selecionar o plano, temos então a opção de escolher para onde apontar o nosso alojamento, um domínio existente, ou registar um novo, conforme a imagem abaixo:

Como vamos optar por registar um novo, então fazemos scroll para baixo, para que possamos procurar um novo nome de domínio, quando pesquisamos um domínio na caixa de pesquisa Namecheap, aparecem as opções de registo disponíveis. Como podemos ver na imagem abaixo, o domínio que procuramos está disponível para registo com terminação .com, tal como queríamos:

Após escolher o domínio, clique em “Connect to Hosting” para associar imediatamente o domínio à nossa conta de alojamento, em seguida adicione tudo ao carrinho e proceda ao registo e pagamento, conforme a imagem abaixo:

Por causa da extensão deste artigo, não cobrirei a parte de registo e pagamento, pois presumo que o leitor já seja sábio o suficiente para fazê-lo.
Após o registo e pagamento, em poucos minutos, terá a sua conta de alojamento ativa e acessível pelo seu domínio registado. Receberá por e-mail os dados de acesso ao Painel de Controlo, onde iremos então construir o nosso website.
Painel Administrativo Principal do Namecheap
Depois de tudo pronto, vamos agora entrar na página do Namecheap para aceder ao painel de controle do nosso site conforme a imagem abaixo:

Depois de fazer login no Namecheap, nos encontraremos dentro do painel de administração principal, conforme mostrado na imagem abaixo:

No Painel de Administração Principal, serão listados todos os domínios e alojamentos que temos em nosso nome registados e geridos na Namecheap, conforme a imagem abaixo:

Para aceder ao Painel de Controle Individual de Cada Site Listado no Painel Principal, coloque o ponteiro do rato sobre o ícone em forma de pequeno servidor na linha correspondente ao domínio associado e clique em “Go to CPanel”, conforme mostrado na a imagem abaixo:

CPanel, o software de gestão de sites mundialmente mais conhecido
Ao entrarmos no CPanel, na imagem abaixo, vemos como fica a página:

Criar um Email Personalizado com “@OurDomain”
Como temos um domínio registado no nosso nome, podemos agora criar emails profissionais que terminam precisamente com esse domínio, como geral@meudominio.com. Na imagem abaixo, é a secção de gestão de e-mail do CPanel que, para aceder a partir da página de entrada, basta fazer scroll para baixo.

Em seguida, clicamos em “Email Accounts” e criamos nossa primeira conta de e-mail personalizada.
Após clicar, somos direcionados para a Página onde estão listados todos os e-mails que criamos para este domínio, conforme a imagem abaixo:

Em seguida, clicamos em “Create” e criamos a nossa conta de e-mail personalizada conforme mostrado na imagem abaixo. Essa conta será a nossa conta de administrador do site, que criaremos imediatamente.
Na página de criação, mostrada na imagem abaixo, escolhemos o nome de utilizador, uma senha forte (podemos clicar no botão “gerar” para gerar uma senha forte, mas se o fizermos, é uma boa ideia anotá-la em algum lugar para para não perder). Expandimos o menu “Optional Settings” para definir a cota como “Ilimitada”, porque por padrão ela é definida como 250 MB e esse espaço pode ser insuficiente no futuro.

Depois da conta criada, podemos passar para a criação do próprio site. Clicamos em “Cpanel” para aceder novamente à página de login do CPAnel conforme explicado na imagem abaixo:

Softaculous
Mais uma vez na página inicial do CPanel, usaremos o Softaculous para prosseguir com a instalação das páginas do nosso site. Clique em “Softaculous” conforme a imagem abaixo:

Quando entramos no Softaculous, temos vários Gestores de Conteúdo (CMSs) à nossa disposição. Um CMS é um software que basicamente fornece as páginas de um site, e nos fornece uma área administrativa, onde podemos customizar todo o nosso site, desde a escolha do tema até todas as cores, customização do logo, tudo. Então isso é tudo que precisamos.
O melhor CMS já usado por biliões de sites em todo o mundo é o WordPress. E este é o mesmo que vamos instalar como vemos na imagem abaixo da entrada do Softaculous:

Na página de instalação do WordPress, começamos por escolher o domínio onde queremos instalar o nosso site. Por padrão, será o domínio principal que escolhemos, mas se tivermos mais domínios associados a essa conta de alojamento, teremos que expandir a caixa de seleção para selecionar o domínio onde queremos instalar o WordPress. A imagem abaixo ilustra:

Então, conforme a imagem abaixo, ao fazer scroll para baixo, preenchemos o nome do site, e a descrição e definimos o nome de utilizador do administrador (não use palavras fáceis como “admin” por questões de segurança, ok?), e definimos uma palavra – passe forte. Serão essas credenciais que posteriormente nos permitirão aceder à área administrativa do nosso site WordPress.

Na parte final, podemos optar imediatamente por instalar um tema, mas não o recomendo, porque mais tarde poderemos fazê-lo a partir da área administrativa do WordPress. Conforme a imagem abaixo, também podemos definir um e-mail para o qual enviaremos os dados de instalação. Por motivos de segurança, este e-mail também deve ser um e-mail diferente do e-mail de administração do site.

Por fim, clique em “Install” e tudo deverá correr bem, conforme a imagem abaixo, onde podemos ver os respetivos links de acesso, não só ao nosso site, já instalado, como também à sua área administrativa.

Se clicarmos no primeiro link, seremos direcionados para a página inicial do nosso site já instalado e a funcionar, conforme a imagem abaixo:

Por padrão, o WordPress vem instalado com um tema raiz que é o que vemos na imagem acima. É então na Área Administrativa que poderemos escolher um novo tema para o site, mais ao nosso gosto.
Para aceder à área administrativa do nosso site, temos que digitar diretamente no navegador, após o domínio: “wp-login.php” ou “wp-admin”, por exemplo, https://mydomain.com/wp-login .php, conforme mostrado na imagem abaixo.
Para acedermos À Àrea Administrativa do WordPress Por fim, inserimos as credenciais que definimos durante a instalação do WordPress e nos encontraremos na Área Administrativa de um site totalmente funcional, 100% administrável e controlável por nós, conforme a imagem abaixo.

Este artigo cobre apenas a criação de sites. E agora é isso que o leitor tem. Infelizmente, não posso cobrir a personalização do site neste mesmo artigo, porque já é enorme, mas, eventualmente, abordarei como personalizar seu site WordPress em artigos futuros.
*(Alguns artigos podem ter sido escritos ou estruturados com Inteligência Artificial, mas foram todos revistos, melhorados e reescritos por um Humano.)
**(Pode Conter Links de Afiliado. Significa que posso ganhar uma comissão cada vez que clicar num dos links externos, mas não se preocupe. Não tem qualquer custo adicional para si, pelo contrário, por vezes pode até ter benefícios e descontos extra. E estará a ajudar à manutenção do blog. Para uma informação mais detalhada consulte a minha Declaração de Afiliado)