Como Criar a Sua Própria Marca de Suplementação Desportiva (Ao Estilo Prozis): Tutorial Passo-a-Passo

Como Criar a Sua Própria Marca de Suplementação Desportiva (Ao Estilo Prozis): Tutorial Passo-a-Passo

Atualizado a: 9 de Fevereiro, 2024

O Mundo da suplementação desportiva está mais requisitado que nunca, atualmente com as pessoas cada vez mais a frequentarem o ginásio e a optarem por estilos de vida mais saudáveis para aumentar a longevidade. 

Muito graças ao facto do stress laboral e das situações financeiras precárias de muitos, cada vez mais pessoas recorrem, não só ao ginásio, mas também à suplementação desportiva, como forma de complementar a alimentação deficiente com que somos confrontados nos nossos horários de trabalho sobrecarregados, como forma de manterem as suas defesas reforçadas e a sua sanidade mental em níveis não prejudiciais.

Do ponto de vista do empreendedor online, isto abriu oportunidades incríveis de negócio. A exemplo disso temos marcas como a Prozis ou a MyProtein que se têm destacado neste Universo, muito graças, não só à excelente qualidade dos seus suplementos alimentares, mas também graças à excelente estratégia de Marketing que desenharam para as suas marcas.

Neste artigo vou dar-lhe uma ideia sobre como criar a sua própria marca de suplementação desportiva bem ao estilo da lendária Prozis com muito pouco custo inicial. Tudo o resto é trabalho árduo, puro e duro. Então que tal? Está preparado?

1º Passo – Criar a Identidade da Marca

Antes mais, convém definir desde cedo uma identidade para a sua marca de suplementação, para poder destacar-se e apresentar-se aos seus potenciais clientes duma maneira profissional e confiável. 

Elabore tudo, desde o logotipo, ao esquema de cores a utilizar e até a uma frase de apresentação, ou um slogan. 

Se tiver conhecimentos de software de edição gráfica como o Adobe Illustrator ou Photoshop, ou até o Canva, pode você mesmo desenvolver o seu Logotipo e respetiva imagem e identidade da sua Marca. 

Se não tiver conhecimentos, ou se por acaso até os tem, mas não tem tempo, nem os softwares de momento, pode sempre contratar um designer num site como o Fiverr. Veja aqui como contratar um freelancer para as suas necessidades mais urgentes

2º Passo – Criar Uma Loja Online para Vender os Produtos

Agora que já tem logotipo e esquema de cores definido para a sua marca de suplementação, está na hora de começar a desenvolver a sua própria loja online. Mais uma vez poderá contratar um freelancer, mas hoje em dia é simplesmente tão fácil e tão intuitivo criar uma loja online, que simplesmente não precisa de perceber nada de programação, nem de ser um perito em informática. 

A melhor plataforma para vender online, é sem dúvida, o Shopify, até prova em contrário, uma vez que os milhões de empreendedores online do ramo do e-commerce falam por si. E que plataforma é que eles estão a utilizar? Claro. Shopify. Comece por registar-se no Shopify (Abre em Novo Separador) por apenas um Euro para experimentar e vai ver como é intuitivo. 

Caso tenha algumas dúvidas, veja este meu artigo sobre como criar uma loja no Shopify, passo-a-passo.

3º Passo – Dando Um Aspeto Profissional à Sua Loja

Apesar de, no próprio Shopify haver temas bastante bons, pode sempre querer um tema que lhe garanta mais autenticidade à sua loja, e que a destaque da maioria com um layout profissional e que reflicta o espírito e a missão da sua marca. 

Um dos grandes Mercados de Temas para Shopify é o Mercado da Envato (Abre em Novo Separador). É sem dúvida a melhor alternativa aos temas habituais do Shopify. Lá encontra temas para todos os gostos e certamente encontrará aquele tema que ressoa com a vibe da sua marca de suplementação.

4º Passo – Ligando a Loja ao Fornecedor de Suplementação

Quando já tiver a sua loja pronta a receber produtos, tá na hora de instalar uma app na sua loja. Esta App é que vai fazer a ligação da sua loja com o fornecedor e que, por sua vez, vai atualizar automaticamente o stock dos produtos, e processar as suas encomendas automaticamente no fornecedor, para que possa preocupar-se apenas com o mais importante do seu negócio, que é promovê-lo. 

O conceito que lhe trago neste tutorial é semelhante ao DropShipping e ao Print-On-Demand, em que basicamente não tem de gerir stock, nem fazer o manuseamento, nem enviar para o cliente, e sobretudo, também não tem de ter stock de antemão. Não é excelente? 

Ou seja, uma loja de DropShipping, ou Print-on-Demand (mais apropriado, uma vez que estamos a imprimir a nossa marca nos produtos), mas em vez de ser, das vulgares t-shirts e hoodies, será de, suplementação desportiva

É aqui que entra em cena a Supliful, o fornecedor onde vamos então obter os nossos produtos. Basta registarmo-nos então na Supliful (Abre em Novo Separador) e seguir a instruções de registo e ligação à respetiva loja, tal como definir um método de pagamento e depósito, para que o fornecedor possa descontar o valor dos produtos aquando duma compra. 

5º Passo – Desenhar os Autocolantes para as Embalagens

Após a ligação da loja com App da Supliful, queremos agora começar a escolher produtos do catálogo dos mesmos, como Multivitamínicos, etc. Nessa altura perceberá que tem de desenhar as suas embalagens catitas para que o fornecedor as imprima nas embalagens dos seus suplementos alimentícios.

Portanto, toca a voltar para o Illustrator ou Photoshop e desenhar. Não se esqueça de atender às especificações de desenho, quer seja em tamanho do ficheiro, quer seja em resolução ou formato e dimensões do respetivo design. Leia muito bem as instruções no construtor de Maquetes de produtos. 

Mais uma vez, se não tiver a habilidade ou o tempo, recorra a um freelancer.

6º Passo – Papelada e Conseguir a Confiança do Cliente

Para que o cliente se sinta confiante na sua loja, e decida comprar, precisará de o fazer sentir-se seguro. A primeira coisa é criar uma política de privacidade, uma política de envio, devoluções e reembolsos, e uma página de contacto, por onde o cliente o possa contactar no caso de haver problemas com a entrega. 

Quererá também criar uma página sobre a missão e ética da sua marca, mencionando que os seus produtos são certificados e aprovados pelas instituições reguladoras. Informação que encontrará lá mesmo na Supliful, pelo que, a maioria destas páginas podem ser simplesmente copiadas da supliful e adaptadas à sua marca. 

Para não perder muito tempo nas mais básicas como a Política de Privacidade, utilize o ChatGPT. Ele cria-lhe um texto de política num instante. Só tem de rever e adaptar.

7º Passo – Modelos e Maquetes para Abrilhantar o Layout da Sua Loja de Suplementação

Quererá provavelmente abrilhantar a sua loja de suplementação online com fotos de modelos ou até vídeos. E nesta situação tem duas opções, ou manda vir umas amostras, grava uns vídeos e tira umas fotos você mesmo, ou utiliza maquetes de modelos que pode criar no PlaceIt da Envato (Abre em Novo Separador). 

Eles atualizam constantemente a sua base de dados com modelos novos e tudo o que precisa de fazer é registar-se no PlaceIt e começar a procurar os modelos para abrilhantar a sua loja.

8º Passo – Tudo Pronto! Vamos Promover!

Por fim, depois de tudo criado, tudo pronto. Está na altura de promover. Uma loja online, definitivamente não é como uma loja física, em que as pessoas vão passando e a curiosidade desperta, vão entrando, e vai conseguindo os primeiros clientes. 

Online a sua visibilidade é zero. A não ser que promova. E de forma paga, se quer ter resultados rápido. 

A estratégia mais eficiente para este tipo de modelo de negócio, é sem dúvida, o chamado Marketing de Influenciadores. Em que basicamente, contacta influenciadores de redes sociais para lhe promoverem o produto. 

Quererá, numa fase inicial, contactar influenciadores com uma audiência entre 10.000 e 50.000 seguidores. Comece pequeno, comece devagar, e conforme for ganhando tráfego e fazendo vendas, começa a tentar chegar a influenciadores de maior nível. 

ATENÇÃO, cuidado com os vigaristas. Alguns “influencers”, na realidade não o são. São apenas um bando de preguiçosos que comprou seguidores por intermédio de um serviço duvidoso e que, provavelmente lhe farão perder dinheiro. 

Para lhe poupar tempo e dinheiro, felizmente existe uma plataforma que faz a mediação entre você e os possíveis influencers relevantes para o seu nicho. Essa plataforma chama-se Collabstr e pode ver neste artigo mais detalhes sobre a mesma.

Concluíndo

Criar a sua própria marca de suplementação desportiva ao estilo prozis, pode ser muito desafiador, mas não desista. Comprometa-se, siga os passos descritos neste tutorial, e não tenha medo de arriscar por achar que percebe pouco, ou que pode perder-se a meio do caminho. Não se esqueça que o caminho também serve para aprender. 

E muitas vezes as recompensas podem ser realmente maravilhosas. Boa sorte na criação da sua Loja de Suplementação!

*(Alguns artigos podem ter sido escritos ou estruturados com Inteligência Artificial, mas foram todos revistos, melhorados e reescritos por um Humano.)

**(Pode Conter Links de Afiliado. Significa que posso ganhar uma comissão cada vez que clicar num dos links externos, mas não se preocupe. Não tem qualquer custo adicional para si, pelo contrário, por vezes pode até ter benefícios e descontos extra. E estará a ajudar à manutenção do blog. Para uma informação mais detalhada consulte a minha Declaração de Afiliado)

Este Artigo Foi Útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Receba o Guia dos 10 MELHORES E MAIS RENTÁVEIS MODELOS DE NEGÓCIO ONLINE

Junte-se à minha Lista e receba o guia dos 10 MELHORES E MAIS RENTÁVEIS MODELOS DE NEGÓCIO ONLINE entre outras novidades futuras.

Não envio spam! Leia a minha política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2023 - 2024© (Copyright) L. R. Neves | Todos os Direitos Reservados. Eu mesmo Desenvolvi e Implementei todo o Site e sou o Principal Escritor de Todos os Artigos.