Início » Blog » Como Começar um Negócio de Print-on-Demand em 2023: Tutorial Passo-a-passo
Como Começar um Negócio de Print-on-Demand

Como Começar um Negócio de Print-on-Demand

Atualizado a: 6 de Dezembro, 2023

Nos dias que correm, cada vez mais se torna necessário iniciar o nosso próprio negócio online como forma de alcançarmos a tão célebre liberdade financeira, oferecendo um serviço de valor, ou vendendo produtos que as pessoas necessitem. Um dos modelos de negócio mais populares e com alto potencial de sucesso e rendimento, é o Print-on-Demand (traduzido para Português, Impressão sob Demanda). Neste artigo vou explicar-lhe passo-a-passo como pode começar o seu próprio negócio de Print-on-Demand já hoje, em pleno ano 2023.

O modelo de Negócio de Print-on-Demand, em que consiste?

A Impressão sob demanda, consiste em termos maquetes de produto, como por exemplo, t-shirts, hoodies, sweatshirts, canecas, ou até almofadas decorativas, expostas na nossa loja online, com designs exclusivos, que só vão ser produzidas (transformadas num atual produto) na altura em que o cliente da nossa loja encomendar um dos produtos, cujas maquetes temos lá. 

Significa que não temos stock de antemão, nem temos despesas desnecessárias com a produção dos artigos, porque estes só serão produzidos/customizados quando forem efetivamente comprados e pagos pelo cliente.

Porquê o Print-on-Demand?

Porque, para começar, não temos de ter stock de antemão, nem temos de ter despesas com stock que possamos acabar por não vender, nem com impressões e tinta que possamos gastar e depois não conseguir vender os designs.

E mais, devido a ser um modelo de negócio semelhante ao Dropshipping, também não temos de nos preocupar com o manuseamento do produto e respetivo envio ao cliente.

E a grande vantagem face ao Dropshipping é que, em vez de estarmos a vender uma lanternazinha ou uma gadget feita na china que toda a gente pode vender igual, no Print-on-Demand, estaremos a vender exclusividade e autenticidade através de designs que nós mesmos criámos (ou contratámos um designer para criar).

Uma transação de print-on-demand processa-se da seguinte forma: 

  1. O Cliente encomenda o produto no seu site (cujas imagens que viu, são procedentes de uma maquete de produto e não de um produto final já produzido, embora com 90 a 100% de semelhança com o produto final).
  2. Ao colocar a ordem de compra no seu site, o cliente procede ao respetivo pagamento com os meios de pagamento que lhe disponibilizar.
  3. Após o pagamento processado, a ordem é automaticamente colocada no fornecedor, que desconta o pagamento na sua conta bancária e começa de imediato a produção, manuseamento e envio ao cliente. 
  4. Após a recepção do artigo pelo cliente, o leitor só terá de lidar com posteriores contratempos como: tamanhos errados, ou impressões defeituosas.

Este modelo de negócio é viável em 2024?

Sem dúvida que sim, mas não deixa de ser a selva que a internet é hoje em dia. Quase 100% das pessoas que navegam na internet procura formas de ganhar dinheiro online ou de iniciar um negócio ou até de expandir a sua própria empresa física para o reino online. Terá de ser muito disciplinado e pronto para aceitar que pode falhar, mas o bom de tudo é que pode sempre recomeçar e atacar outro nicho. 

Diversidade de Nicho

Conforme já lhe disse, existem imensos nichos onde pode basear o seu site. Desde as famosas t-shirts, hoodies e sweatshirts, passando pelas Leggings de Yoga até às canecas, almofadas decorativas, entre outras variadíssimas peças que poderá encontrar disponíveis para impressão no seu fornecedor de Print-on-Demand. 

Então como Começar um Negócio de Print-on-Demand Já Hoje?

  1. O primeiro passo é começar a pensar na identidade da sua marca, desde o logotipo, passando pelas cores que pretende adotar, seja para o logotipo, seja para estabelecer toda a identidade da marca, tal como site e loja online. Pode contratar um designer gráfico. Veja como contratar um Designer Gráfico rapidamente neste artigo.
  2. O segundo passo será então começar por montar a sua Loja Online, uma vez que já tem uma ideia da identidade que pretende adotar e um logotipo, tudo estará a postos para a criação da loja. Existem várias plataformas com que pode criar a sua loja online com apenas alguns cliques e um editor de páginas de clicar e arrastar como o Shopify. Veja como criar uma loja no Shopify neste Tutorial Passo-a-passo.
  3. A seguir será registar um domínio que reflita o nicho e a identidade que pretende transmitir aos seus potenciais clientes. Para registar um domínio terá de o fazer junto duma empresa online que forneça o registo de domínios, como a HostGator ou a NameCheap. Veja como registar o domínio para a sua loja neste artigo , mas note que pode fazê-lo também no próprio Shopify.
  4. Após a sua loja criada e montada, deverá então fornecer meios de pagamento para que os seus clientes possam efetivamente proceder ao pagamento das compras no seu site. Registe-se no Stripe (Abre em novo separador) e comece a aceitar pagamentos nesta plataforma altamente robusta e integrável com o Shopify.
  5. A seguir, deverá então conectar a sua loja ao fornecedor de print-on-demand escolhido e configurar todo o processo de pagamento ao fornecedor para não haver atrasos nem contratempos. Veja aqui o melhor fornecedor de Print-on-demand em 2023 (Abre num novo Separador).
  6. Após isto, é altura de obter designs para os seus produtos para poder fazer o upload para o configurador de maquetes. Se não tiver designs prontos, poderá utilizar templates e criar designs bastante bons na plataforma Envato Elements, conheça a Envato Elements neste artigo . Ou então poderá, mais uma vez, recorrer a um designer através da plataforma Fiverr.
  7. Agora que tem designs, basta ir à Printful, escolher o produto a partir do catálogo de variadíssimos produtos, e começar a configurar as suas primeiras maquetes. Parabéns! Tem agora uma loja ativa, com produtos listados!
  8. Por fim, criar páginas de Instagram, Facebook e TikTok, e começar a criar conteúdos promocionais para os artigos da sua loja, de preferência com vídeos promocionais dos produtos. Pode criar vídeos com modelos reais dos seus produtos no PlaceIt .
  9. Como já disse, terá de investir em publicidade paga, comece com o que tiver, hoje em dia, meter um anúncio numa plataforma social não é caro, pode começar com pouco, e ir investindo gradualmente conforme as vendas forem surgindo. 

Conclusão

Começar um Negócio de Print-on-demand em 2024 não é difícil, mas requer compromisso da sua parte, acreditar nas suas capacidades de fazer prosperar um verdadeiro negócio que lhe pode, com os passos certos descritos neste artigo, trazer-lhe a tão desejada liberdade financeira.

*(Alguns artigos podem ter sido escritos ou estruturados com Inteligência Artificial, mas foram todos revistos, melhorados e reescritos por um Humano.)

**(Pode Conter Links de Afiliado. Significa que posso ganhar uma comissão cada vez que clicar num dos links externos, mas não se preocupe. Não tem qualquer custo adicional para si, pelo contrário, por vezes pode até ter benefícios e descontos extra. E estará a ajudar à manutenção do blog. Para uma informação mais detalhada consulte a minha Declaração de Afiliado)

Receba o Guia dos 10 MELHORES E MAIS RENTÁVEIS MODELOS DE NEGÓCIO ONLINE

Junte-se à minha Lista e receba o guia dos 10 MELHORES E MAIS RENTÁVEIS MODELOS DE NEGÓCIO ONLINE entre outras novidades futuras.

Não envio spam! Leia a minha política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2022 - 2023© (Copyright) L. R. Neves | Todos os Direitos Reservados. Eu mesmo Desenvolvi e Implementei todo o Site e sou o Principal Escritor de Todos os Artigos.