Abrir Conta num Broker (Corretora) de Mercados Financeiros | Tudo o Que Precisa Saber

Abrir Conta num Broker (Corretora) de Mercados Financeiros | Tudo o Que Precisa Saber

Atualizado a: 21 de Fevereiro, 2024

Se está interessado em começar a fazer trading e ainda não se aventurou porque acha que todo o processo pode ser demasiado complexo, saiba que fazer trading não é difícil, o difícil é sim, dominar a análise técnica, e conseguir efetivamente tomar mais decisões certas do que erradas no longo prazo. 

As Dificuldades Iniciais de Um Trader

Uma das dificuldades iniciais que os aspirantes a traders enfrentam, é a abertura de conta de investimentos numa corretora ou broker. Assim sendo, decidi escrever este artigo para lhe mostrar o que precisa de ter em conta na altura de abrir a sua conta no broker e também como passar pelas difíceis entrevistas eliminatórias iniciais, que muitas vezes o remetem para uma conta de demonstração, quando muitas vezes o que pretende é já avançar para dinheiro real. 

Se também é um trader que já experimentou estratégias de trading quanto bastem a dinheiro fictício (contas de demonstração) e quer começar agora a avançar com investimentos a dinheiro real, mas já “bateu com o nariz na porta” de alguns brokers por causa de não conseguir responder às perguntas da entrevista eliminatória de maneira correta, fique por aí, que este artigo também é para si. 

Pequena Exoneração de Responsabilidade

Antes de mais, não serve este artigo para “aldrabar” nem para orientar um trader sem qualquer experiência no sentido de o levar a abrir logo uma conta de dinheiro real. Se não tem experiência absolutamente nenhuma, se nunca negociou nem nunca fez trading, recomendo a leitura do meu artigo sobre como começar a fazer trading passo-a-passo e seguir todos os links para os artigos mencionados nesse tutorial para ficar pelo menos minimamente pronto para fazer trading. 

De seguida recomendo ativamente que abra apenas uma conta de dinheiro fictício ou de demonstração e que, de maneira alguma avance para uma conta real sem antes dominar os conceitos principais do trading e da análise técnica como a Gestão de Risco, As Stop Losses e a Alavancagem.

Aspetos a Ter em Conta Antes de Abrir uma Conta Num Broker

De Confiança: Certifique-se que escolhe um broker ou corretora de confiança, que seja regulado e que ofereça boas ferramentas de educação e execução. Veja neste Artigo uma Comparação entre dois dos Brokers da Minha Confiança

Oferta Extensa de Ativos: É importante que escolha um Broker que tenha pelo menos todos os ativos que pretenda transacionar, para poder diversificar o seu portfólio sem ter de andar a saltar entre brokers e a distribuir bancas. Se bem que também pode optar por fazê-lo. 

Ferramentas de Gestão de Risco: É importante que a sua corretora ou broker lhe forneça ferramentas que lhe permitam gerir o risco da melhor maneira possível. Ferramentas como o Controlo da Alavancagem, ou Stop Losses são uma mais valia para o seu trading. Escolha uma corretora que lhe permita reduzir o tamanho da alavancagem como a Capital (Abre em Novo Separador) tornando assim os seus Trades menos arriscados.

A Entrevista Eliminatória

Quando vai abrir conta num broker ou corretora, uma das coisas a que tem de se submeter, é a uma entrevista eliminatória em que lhe vão ser feitas uma série de perguntas com o objetivo de o avaliar como trader/investidor. Nomeadamente o seu perfil de risco e a sua capacidade de sustentar a banca e possíveis perdas em que possa incorrer. 

Afinal ninguém quer assumir responsabilidades quando se fala de perder dinheiro, mas a verdade é que uma média de 80 a 90% dos traders perde dinheiro numa base regular e, no fim do dia, é fácil atribuir a culpa ao broker, ora porque não fechou a posição a tempo, ora porque a stop loss disparou “um bocadinho acima” e o mercado logo a seguir foi na direção pretendida. Enfim, os pretextos serão sempre muitos. 

E é por isso que os brokers criaram estas entrevistas eliminatórias como forma de se exonerarem da responsabilidade pela “sua” perda de dinheiro. Porque no fim do dia a responsabilidade é sua, e só sua deve ser, porque o broker está lá apenas para intermediar a nossa negociação e fornecer-nos um serviço que, de outra forma nunca teríamos acesso. Pelo menos nós, os comuns mortais e trabalhadores por conta de outrém. E por isso sim, temos de nos sujeitar. Jogue pelo seguro e conte apenas consigo mesmo. 

Como “Passar” pela Entrevista Eliminatória

Como já tinha dito, se é um investidor que já fez uns quantos “testes” à plataforma de negociação utilizando uma conta de demonstração (dinheiro fictício), e agora pretende abrir uma conta de dinheiro real, e se chegou a este artigo, então provavelmente já foi remetido novamente para uma conta de demonstração quando tentou abrir a sua conta real, precisamente porque respondeu a algumas perguntas da entrevista eliminatória de forma não-errada, mas sim, pouco ou não satisfatória para o broker. 

Pois bem, fique sabendo antes de mais que, como já disse, nestas coisas não existe certo ou errado. As perguntas que lhe são feitas, na verdade servem apenas para avaliar a sua mentalidade, disponibilidade para perder todo o seu dinheiro e se está a investir realmente apenas dinheiro que pode perder. Vamos assim esmiuçar os grupos de perguntas. 

Outra coisa: As perguntas variam de corretora para corretora, e o que pretendo dar-lhe aqui não é uma fórmula exata por pergunta, mas sim prepará-lo para todo o tipo de perguntas que possam surgir de uma maneira generalizada. Confesso que já tive indivíduos a “invadirem-me” o email com prints de perguntas para que eu lhes desse a resposta exata. Um dos motivos de eu estar a escrever este artigo é precisamente evitar que me invada a caixa de email ok? (risos) Mas agora a sério, se realmente, depois deste artigo (e dos ligados a este que lhe pedi para ler), ainda sentir que tem de enviar um print para obter a resposta exata a uma pergunta, então peço-lhe de antemão: volte a ler tudo, porque você definitivamente não está preparado, nem para o trading, e provavelmente nem para fazer qualquer tipo de teste onde tenha de “generalizar”. 

E pronto, agora que já lhe dei a “achega” merecida (ou não), vamos ao que interessa.

Primeira coisa – O Broker pretende apurar se está a investir dinheiro que pode realmente perder

O primeiro grupo de perguntas vai incidir provavelmente na sua profissão e tipo de cargo, para apurar se trabalha por conta de outrém, ou se por conta própria, se é empreendedor, e quanto ganha numa base anual. Neste grupo de perguntas irá provavelmente também ter de responder qual a origem do dinheiro com que vai investir, se este vem de poupanças, investimentos, ou de um ordenado. Não existe nenhuma de necessidade de sonegar ou alterar a informação que lhe é pedida, porque é apenas para efeitos da corretora saber se tem uma fonte de rendimentos e se, de facto não está a investir dinheiro que não pode perder. Se trabalha por conta de outrém e mesmo que o seu ordenado seja apenas até 10.000 euros por ano, conseguirá passar essa parte na mesma sem precisar de “aldrabices”.

Outra pergunta que lhe farão também é se é uma pessoa políticamente exposta. Para lhe ser sincero nunca percebi o porquê, mas como não sou, respondi que não e sempre “passei”.

Mentalidade, Experiência em Trading e Utilização de Plataformas de Negociação

Algumas das perguntas irão então incidir na sua experiência com trading e plataformas de negociação, pelo que, como já lhe disse, convém pelo menos saber o que são posições curtas, longas, em que altura do mercado devemos abrí-las e o que esperar de cada uma delas, etc. Saber o que são CFD’s pode ser um fator crucial também, pelo que recomendo que leia o meu artigo a explicar O Que São CFD’s

Irão perguntar-lhe também quantas transacções já fez, ou quantos trades. Mesmo que responda menos de 30, estará tudo bem.

A “Pergunta Eliminatória” da “Entrevista Eliminatória”

Na verdade só uma ou duas perguntas é que será mesmo obrigado a responder sim. São as respostas a estas perguntas que irão determinar se o broker lhe abre a conta de dinheiro real ou não. E aqui mais uma vez voltamos à questão: É uma pessoa que gere bem o stress? É tolerante ao risco? Tem noção que pode perder todo o seu dinheiro? Está preparado para perder o seu dinheiro todo??????? Agora imagine estas perguntas feitas de maneira subtil (se não sabe o que significa subtil, vá ver ao dicionário – risos). 

Enfim, perguntas do género: “Quão confortável está em arriscar o seu dinheiro todo?” ou “Se perder todo o seu capital, como reagirá?”, são para ser respondidas “sem medo”. Passou a mensagem? Se “mostrar medo” ou que está “pouco confortável” ou até “mais ou menos confortável”, sujeita-se a “não passar”. Portanto jogue pelo seguro. Está preparado para perder o seu dinheiro todo??????? A resposta é SIM. E é assim que tem de ser se quer abraçar o trading e o mundo arriscado dos mercados financeiros ok? Não o faça enquanto não tiver resolvido na sua mente que o dinheiro que investir é absolutamente descartável para si. 

Confirmação de Identidade e Métodos de Depósito e Pagamento

Hoje em dia, devido a políticas e legislação apertada contra branqueamento de capitais e combate ao terrorismo e enriquecimento ilegal, somos obrigados a confirmar a nossa identidade junto das corretoras. Não há volta a dar a isto. Ou aceita ou rejeita. 

O método de depósito é um bocado óbvio porque é que o broker lho solicita não é, mas também servirá como método de pagamento. Uma coisa boa que a Capital – o meu Broker de Eleição com que trabalho pessoalmente (Abre em Novo Separador) tem é o pagamento instantâneo dos levantamentos que solicitar. Acho que até hoje nunca vi isto em broker nenhum. Assim que solicito um levantamento na App da Capital. Assim que fecho a App da Capital e abro a App do Banco, o dinheiro já lá está. Impressionante. Mais um fator a ter em conta na hora de escolher um bom broker para si. 

Conclusão

Não há muito mais a dizer sobre isto. Entenda bem os conceitos antes de se lançar para a entrevista eliminatória e sobretudo, encha-se de conhecimento e preparação mental, porque o trading é uma das profissões mais arriscadas do mundo a nível financeiro, e requer uma disciplina e perseverança não requeridas em mais lado nenhum. Isto é, em princípio, tudo o que precisa de saber para abrir conta numa corretora ou broker, de uma maneira geral, claro, uma vez que não existem fórmulas específicas nem respostas específicas para perguntas específicas que podem variar de broker para broker. Portanto, este artigo vale o que vale, e espero sinceramente tê-lo ajudado.

*(Alguns artigos podem ter sido escritos ou estruturados com Inteligência Artificial, mas foram todos revistos, melhorados e reescritos por um Humano.)

**(Pode Conter Links de Afiliado. Significa que posso ganhar uma comissão cada vez que clicar num dos links externos, mas não se preocupe. Não tem qualquer custo adicional para si, pelo contrário, por vezes pode até ter benefícios e descontos extra. E estará a ajudar à manutenção do blog. Para uma informação mais detalhada consulte a minha Declaração de Afiliado)

Este Artigo Foi Útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Receba o Guia dos 10 MELHORES E MAIS RENTÁVEIS MODELOS DE NEGÓCIO ONLINE

Junte-se à minha Lista e receba o guia dos 10 MELHORES E MAIS RENTÁVEIS MODELOS DE NEGÓCIO ONLINE entre outras novidades futuras.

Não envio spam! Leia a minha política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2023 - 2024© (Copyright) L. R. Neves | Todos os Direitos Reservados. Eu mesmo Desenvolvi e Implementei todo o Site e sou o Principal Escritor de Todos os Artigos.