
5 Temas WordPress a Considerar para o Seu Blog
Atualizado a: 6 de Dezembro, 2023
Começar o seu próprio Blog com WordPress pode ser uma das experiências mais satisfatórias e apaixonantes, especialmente se tem uma paixão e se adora escrever sobre ela.
Afinal, a arte de “bem blogar” é sobre isso mesmo, de nos exprimirmos de forma escrita sobre os assuntos que adoramos no nosso dia-a-dia, sejam eles a arte, política, notícias, assuntos para mamãs, apoiar uma causa, ou simplesmente para falar de um hobbie que adore. Para além de ser uma das formas mais efetivas e eficazes no longo prazo de empreender online (afinal é disto que o meu blog fala, de ideias de empreendedorismo online, rendimento extra, e sempre sem descurar o desenvolvimento pessoal, que também faz parte do caminho do empreendedor digital).
Tem é de ser algo que ame verdadeiramente e que, sobretudo tenha conhecimento e experiência suficientes para falar interminavelmente sobre o assunto. É esse o seu nicho a considerar. E é muito importante que tenha um nicho muito bem definido, para se manter o mais disciplinado possível e não se perder a meio do caminho.
E como sabemos, o layout do seu site tem de ser algo com que os leitores do seu nicho específico se identifiquem.
Se é um novato no WordPress ou se simplesmente não gosta muito do tema que escolheu, talvez por não ser indicado para o seu nicho, então vou deixar-lhe neste artigo, 5 sugestões de temas. Vamos a isso?
Temas Gratuitos do Repositório do WordPress
Antes de mais, é muito importante ressalvar que existem milhares de temas gratuitos disponíveis no Repositório do WordPress e muitos deles são muito facilmente personalizáveis ao seu gosto.
Por isso, se tem um budget pequeno ou inexistente de momento, pode sempre recorrer a um dos temas do Repositório para começar. No entanto, nem sempre estes temas são fidedignos em termos de escrita de código. O que no futuro, pode afetar gravemente o posicionamento do seu site nos motores de busca.
Limitações dos Temas Gratuitos de WordPress
Por norma, as maiores limitações dos temas gratuitos são mesmo ao nível da personalização dos mesmos.
Na maior parte das vezes não consegue por exemplo, retirar os créditos do desenvolvedor do tema do rodapé. Isso pode ser extremamente desagradável, principalmente se pretende ter o seu site sem “publicidade gratuita” ao desenvolvedor do tema, ou ao próprio WordPress.
Outra das maiores limitações surge ao nível da escolha dos esquemas de cores ou fontes, ou, por exemplo, ser obrigado a instalar uma série de plugins que não conhece e que, provavelmente não lhe vão servir para nada, acabando a tornar o seu site pesadíssimo e afetando o seu SEO. É aí que entram em acção os Temas Premium (Pagos).
Vantagens dos Temas Premium
Como são pagos, os temas premium tem, por norma, uma equipa de desenvolvedores experientes a cuidar diariamente de melhorar, quer o código do tema, quer a fornecer-lhe suporte com qualquer tipo de personalização que necessite.
Geralmente oferecem variadas opções de disposição do layout, como barras laterais, colunas, largura total, menus de grande dimensão, entre muitas outras funcionalidades, para além, claro, de poder retirar os malditos créditos do rodapé.
Um dos maiores e mais confiáveis Mercados de Temas Premium para WordPress, é o Mercado da Envato (Conheça aqui o Envato Market – Abre em Novo Separador). E foi lá que encontrei 5 temas premium excelentes e a preço acessível para o seu blog, que deverá sem dúvida considerar, mesmo que não seja por agora.
Abaixo os 5 Temas a Considerar Então Para o Seu Blog
1 – Groovy (de EstudioPatagon)

Groovy é o tema de momento, com um look animado e acolhedor, perfeito para vários tipos de nicho de blog, dependendo da sua necessidade. Aposta em cores vívidas, podendo alternar entre 2 esquemas de cor primários. Veja todas as informações sobre o tema Groovy neste Link (Abre em Novo Separador).
2 – Roxeen (de RivaxStudio)

O Roxeen é outro excelente tema, com um design ligeiramente mais maduro e elegante, tem um excelente suporte e, para além de ser um tema rapidíssimo e optimizado para SEO, possui a opção de construir Mega Menus: Perfeito para quase todo o tipo, não só de blogs, mas de sites de outro tipo, como lojas online ou sites de portfólio. Visite a Página do Roxeen neste Link (Abre em Novo Separador).
3 – Caards (de CodeSupplyCo)


Caards é um tema WordPress moderno, com imensas opções de personalização. Inclusivé a opção de alternar entre o modo claro e o modo escuro. Otimizado para SEO e perfeito para vários tipos de site. Aceda aqui à página do tema Caards para WordPress (Abre em Novo Separador).
4 – Newzin (de ThemesCamp)

Newzin é mais um dos temas excelentes que pode encontrar no Mercado da Envato. Perfeitamente compatível com o poderoso construtor de páginas do Elementor, um dos plugins de construção de páginas mais poderosos do WordPress, este tema é super versátil, com várias dezenas de homepages já prontas que só tem de escolher e personalizar a que desejar. Veja toda a Informação do Tema Newzin neste link (Abre em Novo Separador).
5 – Tripp (de Wyde)


Se o seu blog é sobre viagens e estilo de vida, ou experiências com a natureza, este tema é perfeito para si. Um layout moderno com vários modelos de homepage já prontos que pode escolher e irá adorar cada. Veja aqui uma demontração do tema Tripp (Abre em Novo Separador).
Concluíndo, estes são 5 temas excelentes para o seu blog ou site que deverá, sem dúvida, considerar. Super versáteis para abranger todo o tipo de nichos possível, e sobretudo, são temas muito bem classificados, com excelentes equipas de desenvolvedores por trás que fornecem suporte excelente.
Claro que o mercado da Envato é um mundo de Temas que poderá explorar. Aceda à página do Envato se quiser você mesmo explorar toda a oferta de temas neste link (Abre em Novo Separador).
Espero que tenha adorado cada um dos temas sugeridos tal como eu. Boa sorte com o seu novo tema!
*(Alguns artigos podem ter sido escritos ou estruturados com Inteligência Artificial, mas foram todos revistos, melhorados e reescritos por um Humano.)
**(Pode Conter Links de Afiliado. Significa que posso ganhar uma comissão cada vez que clicar num dos links externos, mas não se preocupe. Não tem qualquer custo adicional para si, pelo contrário, por vezes pode até ter benefícios e descontos extra. E estará a ajudar à manutenção do blog. Para uma informação mais detalhada consulte a minha Declaração de Afiliado)